domingo, 18 de abril de 2010

Barbie


Com toda esta novidade de ser miss, comecei a ler os posts do voy diariamente. Pela primeira vez senti medo por ter ganhado o título. Percebi que terei que ser mais forte que pensava. As pessoas geralmente tiram conclusões precipitadas das fotos das candidatas, o que não é muito legal. Por causa do photoshop muita coisa mudou, não se pode acreditar 100% em uma foto. Uma coisa é fato, concurso de miss não é somente beleza, não se trata apenas de aparência física, se assim fosse meus amigos, eu não teria entrado nessa. Não que eu seja feia, acontece que acredito ter outros pontos fortes q possam ser evidenciados. Com tantas e tantas pesquisas a respeito das misses, me surpreendi quando vi a resposta da Larissa Costa no miss Brasil 2009. Com certeza foi a melhor resposta final, ela merecia o título, foi a mais verdadeira e demonstrou sinceridade, enquanto que as outras pareciam ter apenas decorado um texto. E eu que fiquei julgando, querendo que a de minas tivesse ganhado. De fato era a mais bonita, entretanto parecia apenas mais uma barbie. Eu não quero ser Barbie. Eu sei que as pessoas querem me moldar, que vão criticar o meu nariz por n ser fino, mas definitivamente, não quero ser barbie. Pode ser que eu passe por algumas transformações plásticas, mas quero que meu conteúdo permaneça intocável. Sei que muitos vao querer que eu mude meu jeito de ser, mas isso é pra mim algo que tenho de mais valioso. Não vou ensaiar respotas bonitas, nem fingir ser quem eu nao sou, não é este meu objetivo. Ser miss é um sonho antigo, que vai além de uma realização pessoal...não almejo fama e carros, nem roupas caríssimas...quem me conhece sabe que acho tudo isso uma grande futilidade. Só desejo, de verdade, representar a minha cidade e as pessoas que nela moram, e assim, ganhar o primeiro título como miss Minas Gerais. Não por mim, mas por aqueles que por anos sonham em ver Uberaba lá em cima, aqueles que sempre organizam o concurso e acreditam fielmente nas misses de nossa cidade, aqueles que fazem de tudo para conseguir o patrocínio necessário...como vc pode ver, vai além, muito além de uma gratificação pessoal. E quero espalhar minhas ideias políticas, quero aprender mais e mais sobre tudo, quero poder fazer trabalhos sociais e acima de tudo só desejo ser feliz e fazer feliz aqueles que estão ao meu lado. Aos que desprezam concurso de beleza, espero que ao lerem o que escrevi, reflitam melhor sobre suas opiniões, pois veja que não os critico, anos atrás também pensava assim, mas devemos ser maleáveis e aptos a enxergar o outro lado.

terça-feira, 13 de abril de 2010

A infância ultrapassada


Os sonhos ainda não todos almejados, porém mais um ano se passou...
Geralmente escrevia coisas melancólicas em meu aniversário, fazia promessas quase nunca cumpridas e colocava no papel os maiores e impossíveis sonhos, mas este ano é diferente.
19 anos!! Isso sem contar os 9 meses que esperei para nascer. Minha mãe conta que nasci no corredor, o que comprova o quanto eu almejava a liberdade, desde pequena, e agora estou aqui, só que sinceramente acho que não tenho liberdade! Analisando bem, posso ver que a maioria das coisas eu sou impulsionada a fazer, fazendo portanto sem vontade própria e sem escolha consequentemente. Entretanto não posso me julgar infeliz, muito pelo contrário, eu sou feliz e mais que isso, eu não posso reclamar de nada. Tenho uma família incrível que faz td por mim, tenho amigos que me amam e torcem pelo meu sucesso, tenho onde morar e o que comer, tenho um lugar ótimo para correr...o que mais me falta? Acho que tenho a vida perfeita e portanto repito: não posso reclamar. As vezes me bate certa nostalgia ou um certo arrependimento de não ter feito algo, entretanto penso mais de duas vezes antes de retrucar ou chorar em vão, pois nesses momentos, me vem a mente pessoas que também tem problemas (as vezes piores que os meus) e penso que é egoísmo chorar. Egoísmo sim, porque nao sou a unica a sofrer...temos que ser fortes na vida! Ah e como...mas isso meu caro amigo, só se aprende vivendo! E é por isso que estou aqui mesmo após 19 anos. Com certeza alguns irão pensar que sou nova d+! É verdade, mas creio que entendo a essência do viver...é ignorar os pensamentos negativos, é cultivar boas amizades, é respeitar os pais, é correr atrás dos sonhos...e quantos não? Já perdi a conta de quantas vezes eu usei a expressão: "meu sonho é...", e talvez sejam estes os nossos impulsionadores, os nossos aceleradores! Eles que nos levam pro alto (se sabemos correr pro lado correto). Dedico meu aniversário a meu grande ídolo Machado de Assis, que me influenciou hoje a escrever no blog. Eu me espelho no Machado pois vejo semelhanças entre nós. Queria te-lo conhecido, pois como pode um homem escrever em 1800 coisas que ainda servem no ano 2000?
Talvez Machado foi um vidente ou talvez o Brasil não tenha sofrido tantas mudanças nos últimos 2 séculos...

Parabéns para mim!! Mais um ano de vida, e consequentemente, menos um ano também.... o/

terça-feira, 6 de abril de 2010


Deitada no sofá, após um banho quente, ligo a televisão. Enchente no Rio de Janeiro é a principal atração. Começo a pensar em mil coisas e escuto um comentário de minha mãe: "é só deus querer tá vendo? Se deus quiser, acaba com o mundo num estalo!". Não que eu não seja religiosa, mas não creio que as coisas sejam dessa forma. Tudo é consequência de nossas atitudes, claro que as chuvas foram excessivas, mas nós contribuimos com esses fênomenos. Uma prova disso é a quantidade de lixo que vemos boiando junto com a água. Este lixo impede a passagem normal da água, e mesmo assim, ainda há pessoas que cometem esses crimes. Não estou exagerando, jogar lixo no chão é crime não só ambiental, como social também, visto que nossas atitudes sempre se refletem em nosso cotidiano. Outro fator que prejudica o fluxo da água é a falta de árvores nas cidades, já que as gotas de água não passam mais de folha em folha, batendo diretamente no solo. Será que é preciso acontecer estes desastres para despertarmos? Quando o Brasil vai ser mais severo em relação ao meio ambiente?? Quando vamos criar leis que multem as pessoas que desrespeitam nossa vida? Sim, natureza é vida, mas parece não ser tão levada a sério. Claro que há exceções, muitas pessoas fazem sua parte, há muitas ongs que se preocupam com nosso futuro e que lutam por um país mais limpo. Mas é preciso fazer mais! Sempre que vejo uma pessoa jogando lixo no chão eu pergunto: "mas por que você fez isso?" e a resposta é de se entristecer: "ah, é só uma latinha, todo mundo faz mesmo". É verdade, só que de grão em grão você sabe o que acontece. Não temos que ficar repetindo as atitudes dos outros (a não ser que sejam positivas), devemos fazer a nossa parte, e sentir vergonha por aqueles que não fazem, ou mais do que isso, ensiná-los a fazer o certo. Somente juntos poderemos crescer. O Brasil devia seguir o exemplo de outros países como Portugal que criou "o dia da limpeza", em que por um dia inteiro todas as pessoas se unem para limpar as cidades, rios e tudo o mais. Tudo bem que é somente um dia, mas é um grande incentivo para o resto do ano. Temos que assumir uma consciência global e não mais individual...vivemos em sociedade e qualquer atitude, mesmo que mínima, pode sim afetar de alguma forma, um mutirão de pessoas! Existe uma frase bem interessante que fala a respeito disso: " pense global, aja local".

Eu estou fazendo minha parte, e você?