sábado, 17 de setembro de 2011

Conversas a parte

Pensei em mil e uma coisas que poderia escrever. Esse momento, em minha vida, tem sido um turbilhão de fatos e emoções. Ao mesmo tempo, que toda vez que assisto a aula de sociologia, me vem uma louca vontade de entrar aqui e escrever. E é isso que faço agora, nesse momento. Estava escrito no quadro: "Socialização: processo pelo qual os indivíduos são transformados e adaptados em seres sociais." Então não passamos de animais domesticados? Minha vida passou como um filme, e lembrei de quando minha mãe me ensinava as regras da sociedade. Mas isso não é relativo? No Brasil, nossos pais nos ensinam a comer com talheres, na India, as pessoas comem com as mãos...o que é certo? O que é errado?
Minha mente foi mais a fundo, e pensei nos Índios...pobrezinhos....forçados a serem o que não eram. Impuseram a eles uma religião, foram "europerizados" e considerados inferiores (sem mencionar os negros, com a escravidão posteriormente). Contudo, nossa essência é algo incrível e nosso "eu" é hereditário. Já se passaram mais de 500 anos e estamos aqui, comendo feijoada, jogando capoeira, dormindo na rede e falando português. É por isso que amo ser brasileira. Que outro país no mundo possui essa diversidade toda? Brancos, negros, amarelos, todos se dizem brasileiros e com muito orgulho. Hum...já que comecei a falar do Brasil, terminarei por ele! Pronto....acabo de assumir um rumo para meu texto. Sempre fui uma pessoa bastante otimista em relação a meu país. Cresci acreditando em seu potencial e tenho visto muitas mudanças positivas. Brasil, meu Brasil querido, se fosse uma pessoa, eu diria para aguentar firme, tempos difíceis virão. Diria também para que não deixassem as pessoas violentarem suas árvores, matarem seus peixes poluindo os rios, mas que principalmente, não deixasse os políticos explorarem seu povo.
E quero terminar fazendo uma campanha:
Dia 12 de outubro, vamos protestar nas ruas contra a corrupção! A história comprova quantas vitórias tivemos por meio de manifestações. Chega de consentir! :)

E, a propósito, adorei esse site que explica bem nossa mistura cultural: http://www.lendorelendogabi.com/folclore/cultura_folclore1.htm