sexta-feira, 25 de setembro de 2009

"Gerundindo"


Vou estar falando sobre o gerundismo. Para quem não está sabendo desta forma maravilhosa de estar apresentando os verbos, de forma agradabilíssima para os ouvintes, agora vou estar apresentando. Gerundiar virou febre para as secretárias e para as vendedoras que "vão estar mostrando as roupas da moda". Engraçado? Talvez somente para você, eu não suporto nem estar escrevendo sobre isso... acontece que a secretária da minha escola diariamente diz que "vai estar recolhendo as tarefas", "vai estar acontecendo as provas dia tal", "vai estar isso e aquilo", resumindo, a cada 10 palvras que ela usa, 5 estão sendo ditas em gerundismo. Acha pouco? Pois saiba que isso representa 50% e que chega a doer....te juro! Não estou sendo hiperbólica, apenas tente estar se colocando em meu lugar...rs! E para estar expressando minha revolta, resolvi escrever sobre isso. Tudo bem, eu perdoo quem usa por hábito, as vezes de tanto escutar....mas quer saber? mudei de idéia: n vou estar perdoando coisa nenhuma!! Vamos valorizar o portugues e tentar dize-lo de forma correta, pelo bem dos meus ouvidos e dos seus tb!!! ;P
Você ainda "vai estar me agradecendo"!!! :)))

2 comentários:

  1. Esses dias a Jacq estava brigando comigo por usar o gerúndio!

    Mas ele é explicável! O uso dele dá uma suavização na fala, fazendo-a parecer mais gentil.

    Eu quero saber isso!
    Eu gostaria de saber isso!

    Observe a diferença nas duas frases. Não há dúvidas de que a segunda é mais gentil que a primeira, que parece mais uma ordem ou obrigação. O gerúndismo segue o mesmo caminho, procurando, ainda mais, "gentilizar" a frase. Mas é claro que é um vício de linguagem.

    De qualquer forma, é por isso que as pessoas acabam usando intuitivamente o gerundismo.

    ResponderExcluir
  2. ""Eu gostaria de saber isso!"
    Isso n é gerundismo!
    Isso n me irrita, isso sim me irrita:
    Eu gostaria de estar sabendo isso
    rs"
    ---------------------------------------------

    Uhum, não é gerundismo. Citei como exemplo apenas para mostrar que o gerundismo segue o mesmo caminho.

    Ex:
    Quando você quer alguma coisa, você pede:
    Eu quero isso!

    Mas para ser gentil podemos falar:
    Eu gostaria de ter isso!

    Na frase acima, observe os novos elementos acrescentados que não se fazem necessário nela. Só alongam a frase. Além disso, você pode colocar essa frase dentro de um outro contexto:

    Eu (até) gostaria de ter isso.
    Eu gostaria de ter disso, um dia.
    Eu gostaria de ter isso, mas deixa pra lá.
    --> Ou seja, podemos concluir nessas frases que a pessoa não quer a coisa agora, mas quem sabe num futuro ou quis no passado.

    Ou seja, além de acrescentar elementos, ela pode tornar a frase ambígua. Mas na nossa língua isso é aceitável e está correto.

    E por isso que eu digo que o gerundismo segue o mesmo caminho. Ele acrescenta elementos desnecessários (de um forma até exagerada) à frase, e busca na verdade tornar a frase mais gentil. Por isso muitas pessoas acabam soltando, intuitivamente, as frases no gerundismo. Entretanto, na nossa língua é errado, além de soar horrível.

    No caso inglês, por exemplo, o gerundismo é usado algumas vezes no sentido de tbm tornar a frase mais gentil, como nas expressões have been, will be, etc.. E em inglês não é errado usar o que o gerundismo, nesses casos.

    ResponderExcluir