Pensei em mil e uma coisas que poderia escrever. Esse momento, em minha vida, tem sido um turbilhão de fatos e emoções. Ao mesmo tempo, que toda vez que assisto a aula de sociologia, me vem uma louca vontade de entrar aqui e escrever. E é isso que faço agora, nesse momento. Estava escrito no quadro: "Socialização: processo pelo qual os indivíduos são transformados e adaptados em seres sociais." Então não passamos de animais domesticados? Minha vida passou como um filme, e lembrei de quando minha mãe me ensinava as regras da sociedade. Mas isso não é relativo? No Brasil, nossos pais nos ensinam a comer com talheres, na India, as pessoas comem com as mãos...o que é certo? O que é errado?
Minha mente foi mais a fundo, e pensei nos Índios...pobrezinhos....forçados a serem o que não eram. Impuseram a eles uma religião, foram "europerizados" e considerados inferiores (sem mencionar os negros, com a escravidão posteriormente). Contudo, nossa essência é algo incrível e nosso "eu" é hereditário. Já se passaram mais de 500 anos e estamos aqui, comendo feijoada, jogando capoeira, dormindo na rede e falando português. É por isso que amo ser brasileira. Que outro país no mundo possui essa diversidade toda? Brancos, negros, amarelos, todos se dizem brasileiros e com muito orgulho. Hum...já que comecei a falar do Brasil, terminarei por ele! Pronto....acabo de assumir um rumo para meu texto. Sempre fui uma pessoa bastante otimista em relação a meu país. Cresci acreditando em seu potencial e tenho visto muitas mudanças positivas. Brasil, meu Brasil querido, se fosse uma pessoa, eu diria para aguentar firme, tempos difíceis virão. Diria também para que não deixassem as pessoas violentarem suas árvores, matarem seus peixes poluindo os rios, mas que principalmente, não deixasse os políticos explorarem seu povo.
E quero terminar fazendo uma campanha:
Dia 12 de outubro, vamos protestar nas ruas contra a corrupção! A história comprova quantas vitórias tivemos por meio de manifestações. Chega de consentir! :)
E, a propósito, adorei esse site que explica bem nossa mistura cultural: http://www.lendorelendogabi.com/folclore/cultura_folclore1.htm
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Então não passamos de animais domesticados?
ResponderExcluirSim, na verdade é o que somos. Se vivêssemos excluídos de qualquer contato humano ainda na infância, nos comportaríamos como um animal selvagem. Exemplo disso foi o caso do "menino selvagem de Aveyron", a quem deram o nome de Victor.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Victor_de_Aveyron
Mas isso não é relativo? O que é certo? O que é errado?
Sim, isso é relativo. É justamente isso o que fala a ideologia chamada de "relativismo cultural" dentro da Antropologia - ideologia com a qual eu concordo. Há diferentes culturas, o que é certo ou errado varia de uma para outra, de modo que a moral e a ética não é algo universal. Desse ponto de vista, não podemos julgar cultura alguma superior ou inferior à nossa, apenas diferente.
O que acho mais interessante no Brasil não é simplesmente o fato de ser um país com um grande diversividade cultural, é também o fato de termos diversas culturas misturadas diferente do que acontece nos EUA, por exemplo. Lá vemos uma segregação muito grande entre as diferentes culturas, temos a cultura negra restrita a determinado local, e do mesmo modo isso acontece com a cultura latina e indígena - ambas separadas da "cultura americana". No Brasil, por outro lado, é muito difícil ficar separando as influências, a nossa própria língua é um exemplo disso, usamos cotidianamente palavras de origem africana, indígena, europeia, etc, sem nem nos darmos conta disso.
Adoreiii Ruan! E super concordo com essa ideologia do "relativismo cultural".
ResponderExcluirNão existem culturas superiores, nem tão pouco existem raças certo? Lembro daquele texto sobre as cotas que vc escreveu: fantástico!
Sim, o Brasil é uma mistura homogênea!!!
Obrigada pelas observações Ruan.
E eu nunca tinha ouvido falar desse Victor, interessante! Fico imaginando o que ele sentiu....que loucura! Coloca-lo em um orfanato e achar q se adaptaria facilmente...loucura msm!/