
Deitada no sofá, após um banho quente, ligo a televisão. Enchente no Rio de Janeiro é a principal atração. Começo a pensar em mil coisas e escuto um comentário de minha mãe: "é só deus querer tá vendo? Se deus quiser, acaba com o mundo num estalo!". Não que eu não seja religiosa, mas não creio que as coisas sejam dessa forma. Tudo é consequência de nossas atitudes, claro que as chuvas foram excessivas, mas nós contribuimos com esses fênomenos. Uma prova disso é a quantidade de lixo que vemos boiando junto com a água. Este lixo impede a passagem normal da água, e mesmo assim, ainda há pessoas que cometem esses crimes. Não estou exagerando, jogar lixo no chão é crime não só ambiental, como social também, visto que nossas atitudes sempre se refletem em nosso cotidiano. Outro fator que prejudica o fluxo da água é a falta de árvores nas cidades, já que as gotas de água não passam mais de folha em folha, batendo diretamente no solo. Será que é preciso acontecer estes desastres para despertarmos? Quando o Brasil vai ser mais severo em relação ao meio ambiente?? Quando vamos criar leis que multem as pessoas que desrespeitam nossa vida? Sim, natureza é vida, mas parece não ser tão levada a sério. Claro que há exceções, muitas pessoas fazem sua parte, há muitas ongs que se preocupam com nosso futuro e que lutam por um país mais limpo. Mas é preciso fazer mais! Sempre que vejo uma pessoa jogando lixo no chão eu pergunto: "mas por que você fez isso?" e a resposta é de se entristecer: "ah, é só uma latinha, todo mundo faz mesmo". É verdade, só que de grão em grão você sabe o que acontece. Não temos que ficar repetindo as atitudes dos outros (a não ser que sejam positivas), devemos fazer a nossa parte, e sentir vergonha por aqueles que não fazem, ou mais do que isso, ensiná-los a fazer o certo. Somente juntos poderemos crescer. O Brasil devia seguir o exemplo de outros países como Portugal que criou "o dia da limpeza", em que por um dia inteiro todas as pessoas se unem para limpar as cidades, rios e tudo o mais. Tudo bem que é somente um dia, mas é um grande incentivo para o resto do ano. Temos que assumir uma consciência global e não mais individual...vivemos em sociedade e qualquer atitude, mesmo que mínima, pode sim afetar de alguma forma, um mutirão de pessoas! Existe uma frase bem interessante que fala a respeito disso: " pense global, aja local".
Eu estou fazendo minha parte, e você?
Felizmente, até mesmo as pessoas, que estão preocupada apenas com elas mesmos ou com a humanidade e pouco se importam com o resto do mundo, estão começando a reconhecer a importância da preservação de nosso planeta.
ResponderExcluirA sobrevivência da humanidade se mostra agora totalmente dependente da sobrevivência e harmonia da natureza.
Apesar da demora, a humanidade agora vai passar a ter mais consciência ambiental, mesmo porque ela se faz necessária.
E o mundo não é nosso, mas somos os únicos capazes de transformá-lo radicalmente, como fizemos ao longo dos séculos. Então cabe a nós concertar os erros do passado e garantir a continuidade da humanidade e também de todo o nosso planta.
Se existe um Deus, não é ele que nos salvará ou nos condenará, tais tarefas cabem a nós mesmos.
Sabe o que é irônico? As pessoas pensarem da seguinte forma: "Ahhh, não vou limpar isso não, nem é tarefa minha, e sim do governo..."
ResponderExcluirAh é?? E quando a água faltar, e quando mais catástrofes acontecerem, ainda vai ser culpa de uma autoridade maior, ou nossa culpa, por não estarmos fazendo a nossa parte?
Na loja em que eu trabalho as pessoas costumam agir dessa forma: "Quem deixou roupa no provador? Quem fez isso? Quem fez aquilo?"
Não importa quem fez ou deixou de fazer, se temos um problema, temos que resolvê-lo, de uma forma ou de outra, não é mesmo?
Sim, também faço a minha parte, por isso mesmo gostaria de fazer os cursos de Gestão Ambiental e Ciências Biológicas, porque eu me preocupo e quero ir além, quero focar diretamente nos problemas e tentar solucioná-los.
Mas não é só por esse caminho que "salvaremos o planeta", mas também pelas ações do cotidiano. Não jogando lixo nas ruas, tentando separar o lixo de maneira correta, não desperdiçando a água, não cometendo consumismo exagerado, e por aí vai...